• I Workshop Internacional de Reciclagem de Automóveis
  • Período de inscrição encerrado.
Organização: CIRA – Centro Internacional de Reciclagem de Automóveis

Dia: 24 de Abril de 2019

Local: Auditório Principal do Campus II do CEFET – Av. Amazonas 7675 – Nova Gameleira – 30.510-000- Belo Horizonte – MG – Brasil

08:00 – 08:45: Credenciamento

08:45: Abertura do evento: Prof. Daniel E. Castro – Coordenador do CIRA (CEFET-MG)

09:00 – 10:30: Aspectos legais da reciclagem veicular – Pedro Paulo Aires (ABRESIN – Associação Brasileira de Reciclagem e Sustentabilidade Industrial)

10:30 – 11:00: Intervalo de café

11:00 – 12:30: A reciclagem de automóveis e suas perspectivas econômicas no Brasil – Prof. Daniel E. Castro – CIRA/ Cefet-MG

12:30 – 13:30: Intervalo para Almoço

13:30 – 14:15: Os desafios para o negócio de reciclagem de automóveis no Brasil- Experiência de uma planta comercial de desmonte e reciclagem de automóveis da cidade de Lavras – Infinitus Reciclagem Automotiva

14:15 – 15:00: Aspectos de legislação ambiental para centros de desmonte e reciclagem de automóveis – Adriana – CEFET-MG

15:00 – 15:30 Intervalo de café:

16:00 – 17:00: Sistema de Gestão de Informações e Rastreabilidade de materiais e peças na área de reciclagem de automóveis – Kenichi Tamura – Kaiho Sangyo – Japão

17:00: Encerramento do evento

Informações sobre o Professor:

Daniel Enrique Castro, PhD.

E-mail 1: daniel@plusengenharia.com.br

E-mail 2: cursoengeman@gmail.com

Endereço para acesso do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8209147061260051

Engenheiro aeronáutico, com doutorado na Universidade de Karlsruhe-Alemanha. Trabalhou nas áreas de manutenção, produção e projetos em empresas do setor siderúrgico, geração de energia e aeroespacial na Alemanha, Brasil e Argentina. Especialização em TQC na JUSE-, Japão e em Técnicas de Reciclagem de Veículos na IREC (International Recycling Center), Japão. Palestrante internacional com atuação em Alemanha, Estados Unidos, Japão, Brasil, Chile e Ecuador. Atualmente é Professor Titular do CEFET-MG e coordena o Projeto de implantação da primeira planta de reciclagem de veículos em América Latina no CEFET-MG em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica do CEFET-MG,

Professor e Pesquisador do Curso de Mestrado de Engenharia da Energia – CEFET-MG

Coordenador do Núcleo de Engenharia de Confiabilidade e Sustentabilidade de Sistemas –CEFET-MG

Coordenador do Curso Lato Sensu de Engenharia de Manutenção da ABRESIN-IEC-PUCMinas,

Diretor da empresa PLUS Engenharia Treinamento e Consultoria Ltda.

Diretor da ABRESIN – Associação Brasileira de Reciclagem e Sustentabilidade Industrial